MOÇÃO DE REPÚDIO A PRÁTICAS DE CUNHO RACISTA NO CEFET/RJ

MOÇÃO DE REPÚDIO A PRÁTICAS DE CUNHO RACISTA NO CEFET/RJ

            A diretoria da Associação de Docentes do CEFET/RJ (ADCEFET-RJ), seção sindical do ANDES-SN, tomou conhecimento, em sua 165ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE), ocorrida em 11 de novembro de 2016, de supostas declarações de cunho racista feitas por um professor do próprio CEFET/RJ, campus Maracanã, em reunião de discentes que ocorria concomitantemente. Tais declarações celebrariam o extermínio da população afrodescendente de nosso país.          Essa postura, vinda de um docente, é inadmissível. Devemos ressaltar que o racismo é, felizmente, um crime inafiançável, e que tal situação gera grande consternação e revolta.

            No Brasil, um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, caracterizando um genocídio superior aos que ocorrem em regiões de guerra deflagrada. Além disso, é obrigação de todos lutar para a transformação social, o fim das opressões e, mais especificamente, o combate ao racismo. Devemos ainda sublinhar que a Lei 10639/03 afirma que a História e a Cultura Afro-Brasileira devem ser um tema transversal do currículo de todas as disciplinas de todas as escolas brasileiras, tendo em vista a superação do racismo em nosso país.

            Norteados por valores éticos e morais fundamentados nos princípios de igualdade, tolerância e respeito, a diretoria da ADCEFET-RJ e professores/as presentes à 165ª AGE se manifestam no sentido de repudiar toda e qualquer ação ou manifestação de cunho racista em nosso ambiente institucional e na sociedade em âmbito geral.

            Adicionalmente, a diretoria da ADCEFET-RJ cobrará da Direção Geral do CEFET/RJ a instauração de procedimento interno para apuração dos fatos e possível identificação de autoria, para que se possam imputar responsabilidades. Tal atitude se torna mais urgente à luz de lamentáveis fixações de cunho racista/nazifascistas presentes em banheiros do campus Maracanã, além de casos similares ao relatado que ocorreram em redes sociais no presente ano.

            O CEFET/RJ, instituição centenária, representada por seus professores, que se orgulham por fomentar a liberdade e a diversidade em seus diversos campi, deve estar permanentemente preparado para rechaçar atos de discriminação de qualquer natureza.

Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2016.

Assembleia Geral da Adcefet-rj SSind

Seção Sindical dos Docentes do CEFET/RJ

ANDES – Sindicato Nacional

Gestão 2015-2017

Anúncios

2 Respostas para “MOÇÃO DE REPÚDIO A PRÁTICAS DE CUNHO RACISTA NO CEFET/RJ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s