MOÇÃO DE REPÚDIO A PRÁTICAS DE CUNHO RACISTA NO CEFET/RJ
A diretoria da Associação de Docentes do CEFET/RJ (ADCEFET-RJ), seção sindical do ANDES-SN, tomou conhecimento, em sua 165ª Assembleia Geral Extraordinária (AGE), ocorrida em 11 de novembro de 2016, de supostas declarações de cunho racista feitas por um professor do próprio CEFET/RJ, campus Maracanã, em reunião de discentes que ocorria concomitantemente. Tais declarações celebrariam o extermínio da população afrodescendente de nosso país. Essa postura, vinda de um docente, é inadmissível. Devemos ressaltar que o racismo é, felizmente, um crime inafiançável, e que tal situação gera grande consternação e revolta.
No Brasil, um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos, caracterizando um genocídio superior aos que ocorrem em regiões de guerra deflagrada. Além disso, é obrigação de todos lutar para a transformação social, o fim das opressões e, mais especificamente, o combate ao racismo. Devemos ainda sublinhar que a Lei 10639/03 afirma que a História e a Cultura Afro-Brasileira devem ser um tema transversal do currículo de todas as disciplinas de todas as escolas brasileiras, tendo em vista a superação do racismo em nosso país.
Norteados por valores éticos e morais fundamentados nos princípios de igualdade, tolerância e respeito, a diretoria da ADCEFET-RJ e professores/as presentes à 165ª AGE se manifestam no sentido de repudiar toda e qualquer ação ou manifestação de cunho racista em nosso ambiente institucional e na sociedade em âmbito geral.
Adicionalmente, a diretoria da ADCEFET-RJ cobrará da Direção Geral do CEFET/RJ a instauração de procedimento interno para apuração dos fatos e possível identificação de autoria, para que se possam imputar responsabilidades. Tal atitude se torna mais urgente à luz de lamentáveis fixações de cunho racista/nazifascistas presentes em banheiros do campus Maracanã, além de casos similares ao relatado que ocorreram em redes sociais no presente ano.
O CEFET/RJ, instituição centenária, representada por seus professores, que se orgulham por fomentar a liberdade e a diversidade em seus diversos campi, deve estar permanentemente preparado para rechaçar atos de discriminação de qualquer natureza.
Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2016.
Assembleia Geral da Adcefet-rj SSind
Seção Sindical dos Docentes do CEFET/RJ
ANDES – Sindicato Nacional
Gestão 2015-2017
Perfeito! Mas a data da Moção deve estar errada. Rever isso.
Olá Ellen! Obrigado por alertar sobre a data. Abraços, Alberto