MOÇÃO DE REPÚDIO ÀS AÇÕES DO MPF-RJ NO COLÉGIO PEDRO II

2016-10-21-mocao-de-repudio-as-acoes-do-mpf-rj-no-cpii

MOÇÃO DE REPÚDIO ÀS AÇÕES DO MPF-RJ NO COLÉGIO PEDRO II

Os/As professores/as do Cefet/RJ, reunidos na 163a Assembleia Geral Extraordinária da Adcefet-rj Seção Sindical, ocorrida em 21 de outubro de 2016, repudiam veementemente as recentes ações do Ministério Público Federal no Colégio Pedro II, envolvendo o envio ao Colégio Pedro II de recomendação sobre retirada de cartazes com os dizeres “Fora Temer”, sob ameaça de ajuizamento de ação de improbidade administrativa contra a instituição, alegando que a manifestação política “pode influenciar jovens em vulnerabilidade a seguir ideologias de professores e alunos influentes”. Repudiamos, adicionalmente, a intimação dos coordenadores do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II – Seção Sindical do SINASEFE (SINDSCOPE) de comparecimento ao MPF por conta das atividades sindicais realizadas no âmbito daquela Instituição Federal de Ensino (IFE), o que configura um ataque à liberdade de expressão e de organização sindical no local de trabalho.

Entendemos que a livre expressão e manifestação políticas são partes inerentes ao processo pedagógico e um direito Constitucional. A ideologia se faz presente na educação até mesmo quando aparece sobre a forma de um discurso neutro, como requer o MPF. A própria ação do ministério público em proibir a manifestação política em um colégio já traz em si um discurso igualmente político e ideológico, que atenta contra a democracia.

Assim, nos solidarizamos com os docentes, discentes e técnico-administrativos do Colégio Pedro II que se manifestaram contrariamente à “recomendação” feita pelo MPF, defendendo a escola como lugar onde as ideias podem ser colocadas, debatidas e confrontadas respeitosa e democraticamente, e valorizando as diversas formas de pensamento em vez de silenciá-las. Os/as professores/as do Cefet/RJ se colocam ao lado de todos e todas que seguem lutando por uma educação livre, emancipatória e de qualidade, resistindo contra os intensos ataques do governo para transformar a educação em mercadoria. Não irão nos calar! Temer jamais!

FORA TEMER! NENHUM DIREITO A MENOS! POR UMA ESCOLA SEM MORDAÇA!

Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s