Estado de Greve e Paralisação em 24/10
Em assembleia ocorrida na manhã desta 6a feira (21/10), os/as docentes do Cefet/RJ aprovaram o estado de greve e a paralisação das atividades, com atos e mobilizações, na próxima 2a feira (24/10).
As atividades fazem parte do calendário de luta e mobilização dos servidores públicos, centrais sindicais, movimento estudantil e movimentos sociais contra as diversas investidas do Governo Temer e das elites sobre os trabalhadores e os serviços públicos, como a PEC 241, que congela o orçamento público por 20 anos, as contrarreformas trabalhista e previdenciária, a contrarreforma do Ensino Médio (MP 746), o projeto Escola Sem Partido (Escola com Mordaça) e o PLS 54 (antiga PLP 257), que congela as progressões e os salários dos servidores e prevê a demissão no serviço público.
No dia da paralisação, 24/10, 2a feira, Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos, ocorrerá, na Unidade Maracanã do Cefet/RJ, às 9h, reunião do Comitê Local de Mobilização, aberta a docentes, técnico-administrativos, terceirizados e estudantes, visando construir ações conjuntas relativas às pautas de luta e, às 17h, na Cinelândia, ocorrerá a concentração para o ato unificado contra a aprovação da PEC 241.
A assembleia indicou que os Núcleos de Base da Adcefet-rj nas unidades descentralizadas do Cefet/RJ (ou, onde estes ainda não existam, coletivos de professores) organizem no dia 24/10 atividades relativas ao Dia de Luta ou somem esforços para as mobilizações na Unidade Maracanã.
Greve geral
Adicionalmente, foi aprovada realização de uma próxima assembleia da categoria na 3a feira (01/11), às 14h, tendo como pauta a deflagração da greve dos professores do Cefet/RJ, e indicada para a reunião do Setor das IFE do Andes-SN o encaminhamento de realização de uma rodada de assembleias nas diversas seções sindicais do sindicato para pautar a deflagração de greve nacional até o dia 11/11, na perspectiva da construção de uma greve da educação federal e da greve geral.
A assembleia debateu o encaminhamento vindo da última reunião do Setor das IFE do Andes-SN, no qual a deflagração da greve geral estava condicionada à construção de um consenso entre as centrais sindicais. Tendo em vista, entretanto, os diversos adiamentos, nos fóruns de debate entre as centrais, da data indicada para o início da greve geral (primeiro, de 09 para 11/11 e, depois, para 25/11), a assembleia avaliou que a conjuntura exige uma ação rápida e contundente dos trabalhadores, principalmente por conta da tramitação da PEC 241. A decisão por não vincular a deflagração de greve do ANDES-SN a um acordo entre as centrais visa indicar ao sindicato nacional que o mesmo tome o protagonismo desta luta, que se mostra forte, por exemplo, na ocupação pelo movimento estudantil de mais de 1.000 escolas por todo o país.
Outras lutas
A assembleia deliberou, na discussão de outras questões, por enviar à Direção-Geral do Cefet/RJ consulta sobre a resposta dada ao MPF sobre a recomendação deste órgão de implantação do ponto eletrônico no Cefet/RJ. A proposta surgiu a partir das discussões realizadas no âmbito do Comitê Local de Mobilização.
Outras propostas surgidas no espaço do comitê, como o modelo de construção da regulamentação da jornada de 30h para os servidores técnico-administrativos, demanda que tem o apoio da Adcefet-rj, foi encaminhado pela Assembleia para a seção sindical dos TAEs do Cefet/RJ que está em processo de (re)fundação, como retomada da luta iniciada durante a greve de 2012.
Ao final da assembleia, os docentes aprovaram moção de repúdio às ações do MPF-RJ no Colégio Pedro II, compreendendo a proibição de cartazes com o “Fora Temer” nas instalações da escola, ameaças de processos contra a instituição e intimação para tomar depoimento dos coordenadores do Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (Sindscope).
Confira abaixo o calendário de mobilização e participe das atividades:
- 24/10 Dia Nacional de Luta dos Servidores Públicos – Paralisação com atos e mobilizações:
- 9h – REUNIÃO DO COMITÊ LOCAL DE MOBILIZAÇÃO – Docentes, Estudantes, Técnico-administrativos e terceirizados
(CEFET-RJ MARACANÃ – Encontro: Sala da Adcefet-rj) - 17h – ATO UNIFICADO contra a PEC 241 – Concentração na Candelária
- 9h – REUNIÃO DO COMITÊ LOCAL DE MOBILIZAÇÃO – Docentes, Estudantes, Técnico-administrativos e terceirizados
- 01/11 – 14h – ASSEMBLEIA GERAL DA ADCEFET-RJ no Bosque da Unidade Maracanã para pautar a deflagração da greve dos professores do Cefet/RJ
- 05/11 e 06/11 – Reunião do Setor das IFE do ANDES-SN
Gostaria de saber se a paralisação vai afetar a unidade de Nova Iguaçu?
Pingback: Convocada assembleia da Adcefet-rj para pautar a deflagração da greve | ADCEFET-RJ Seção Sindical·