MOÇÃO DE APOIO ÀS GREVES DA EDUCAÇÃO ESTADUAL E ÀS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS PELO MOVIMENTO ESTUDANTIL

 

A Diretoria e o Conselho de Representantes da Adcefet-rj, Seção Sindical do ANDES-SN, reunidos em sessão conjunta realizada em 13 de abril de 2016, declaram apoio às lutas travadas pelos(as) trabalhadores(as) da educação estadual, nas escolas da educação básica (SEEDUC) e da educação tecnológica (FAETEC) e nas universidades (UERJ, UENF, UEZO) do Rio de Janeiro.

Reconhecemos como justas as greves dos(as) profissionais da educação, pois muitos(as) ainda não receberam a totalidade do 13° salário de 2015, os seus salários têm sido pagos atrasados e/ou parcelados nos últimos meses e as condições de trabalho e estudo das unidades escolares e das universidades estão precárias.

Além disso, com grande entusiamo, assistimos ao ascenso da mobilização dos(as) estudantes das escolas da educação básica e tecnológica, que se colocaram como protagonistas no debate sobre uma educação pública de qualidade. O movimento de ocupação das escolas é um marco histórico da luta estudantil. Defendemos a unidade das lutas de estudantes, professores e técnico-administrativos, pois estas devem caminhar juntas rumo à construção de uma escola formadora de sujeitos críticos.

As escolas ocupadas necessitam de todo tipo de auxílio e, por isso, fazemos eco ao chamado para que toda ajuda possível seja dada aos estudantes neste momento histórico de renovação das lutas e enfrentamento ao sucateamento da educação pública no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil.

Rio de Janeiro, 13 de abril de 2016.

Diretoria e Conselho de Representantes

Adcefet-rj SSind

Seção Sindical dos Docentes do CEFET/RJ

ANDES – Sindicato Nacional

Gestão 2015-2017

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s