Moção de Apoio aos Servidores Técnico-Administrativos em Educação do Cefet/RJ

2016-02-29 Moção de apoio aos TAEs do Cefet-RJ - Folder

A diretoria da Adcefet-rj Seção Sindical manifesta total apoio e solidariedade aos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) do Cefet/RJ no que diz respeito à mobilização que visa derrubar a proposta de extinção da representação eleita dos TAEs do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da instituição, que estará na pauta da sessão do referido conselho a ocorrer na 5a feira, 03/03, às 13h, no Auditório 2 da Unidade Maracanã.

A proposta, pautada em um falacioso argumento de desvio de função, é muito grave e fere todos os princípios de gestão democrática, indo contra todo um histórico de luta pela ampliação dos espaços de participação das categorias nos conselhos institucionais. Além disso, reforça a execrável hierarquização que muitos desejam impor no cotidiano de trabalho das IFE, colocando os docentes como uma casta iluminada e superior, as quais caberia a exclusividade de definir políticas, e relegando às demais categorias o papel de obedecer e executar tarefas.

A luta por melhores condições de trabalho e por uma instituição pública de ensino que cumpra de fato seu papel social passa necessariamente pela ampliação da democracia interna por meio de espaços que permitam às categorias e ao conjunto da sociedade definir sobre os rumos institucionais em espaços deliberativos (garantia de voz e voto).

O Cefet/RJ, por conta de legislações que remontam ao período da ditadura civil-militar, ainda possui absurdos como conselhos que têm representação de entidades patronais, mas não dos trabalhadores (caso do Conselho Diretor), conselhos com representação majoritária de cargos ligados à administração  e/ou indicados (caso do CEPE) e conselhos com a ausência de representação dos servidores técnico-administrativos em educação (caso do Conselho de Ensino e do CONDMET, no Maracanã).

Neste sentido, a proposta de extinção de representação eleita de trabalhadores de qualquer conselho configura um retrocesso dentro de um quadro já recuado. Ademais, tal proposta representa um ataque a todos os trabalhadores, sejam servidores ou estudantes.

Rio de Janeiro, 29 de fevereiro de 2016.

Diretoria da ADCEFET-RJ

Seção Sindical dos Docentes do CEFET/RJ

ANDES – Sindicato Nacional

Gestão 2015-2017

Anúncios

Uma resposta para “Moção de Apoio aos Servidores Técnico-Administrativos em Educação do Cefet/RJ

  1. Pingback: Em grave ataque à democracia institucional, é encaminhada ao CEPE do Cefet/RJ proposta de extinção dos cargos representativos dos servidores técnico-administrativos em educação | ADCEFET-RJ Seção Sindical·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s