Mobilização avança no CEFET/RJ mas a adesão dos professores à greve nacional não foi aprovada para o dia 28

023

Na última 3a feira, 19/05, os professores do CEFET/RJ se reuniram para definir, dentre outros pontos, a adesão à greve nacional dos professores federais.

A deflagração da greve foi encaminhada pela reunião do Setor das IFE do ANDES-SN, ocorrida em 15 e 16/05, a partir da avaliação do cenário nacional, que revelou 39 seções sindicais aprovando o indicativo de greve em todo o país, dentre elas a ADCEFET-RJ, que aprovou o indicativo de greve em assembleia realizada no dia 12/05, seguida de exitosa paralisação no dia 14/05.

A assembleia de 19/05 revelou a ascenso da mobilização no CEFET/RJ, contando com 145 professores presentes e centenas de estudantes, que lotaram o Auditório I da Unidade Maracanã para fazer o debate e a avaliação sobre a conjuntura.

IMG_4048

Mesa diretora da AGE e alunos(as) do Grêmio Estudantil da Unidade Maracanã

A diretoria da ADCEFET-RJ abriu os trabalhos fazendo um histórico da mobilização desde a greve de 2012, passando pela falta de respostas à pauta dos professores durante 2013 e a interrupção unilateral do governo na negociação que se desenhava em 2014. Foram destacados, sobretudo, o cenário de ajuste fiscal e os cortes no orçamento, a falta de respostas do governo federal à pauta de reivindicações dos professores desde 2014 (carreira, salário, democracia, condições de trabalho e defesa do caráter público das IFE), a retirada de direitos trabalhistas via MPs 664 e 665, bem como o PL 4330 (terceirizações) e a intenção do governo em contratar servidores via Organizações Sociais.

Em diversas falas dos presentes na assembleia o cenário de crise foi destacado, sobretudo pelos estudantes, que informaram sobre o atraso de até 3 meses no repasse de bolsas, bem como sobre a precarização das condições de estudo.

A diretoria da ADCEFET-RJ destacou, como materialidade do cenário de cortes orçamentários, o estudo sobre o orçamento do CEFET/RJ realizado pela entidade, que revelou cortes da ordem de até 80% no orçamento dos centros de custos da instituição.

Apesar das falas majoritárias reconhecendo o cenário de crise e de ataques à educação pública, a adesão dos professores do CEFET/RJ à greve nacional a partir de 28/05 não foi aprovada, sendo 77 votos contrários, 45 votos favoráveis e 3 abstenções.

Cabe destacar também a aprovação, por ampla maioria, de Moção de Apoio aos estudantes da UFRJ reunidos no movimento #OcupaUFRJ, que durante uma semana ocuparam a reitoria da universidade em defesa dos direitos dos trabalhadores terceirizados e pela garantia de uma efetiva política de assistência estudantil, precarizada mais ainda com o não pagamento de bolsas.

Assembleias em todos o país reafirmam a disposição dos professores federais em lutar por seus direitos

IMG_4119

Estudantes do Grêmio Estudantil da Unidade Maria da Graça relatam precarização da unidade e atrasos no pagamento de bolsas

Em todo o país, assembleias estão ocorrendo para pautar a adesão à greve que será deflagrada em 28/05, que já foi aprovada em instituições como UFF, UFAL, IFPI, UFSC, UFS (em atualização), sem falar da deflagração de greve pela FASUBRA (que representa os servidores técnico-administrativos em educação nas universidades) e o indicativo de greve em discussão no SINASEFE (que representa os trabalhadores da educação nos institutos federais)..

A resposta do Governo Federal, em reunião ocorrida em 22/05, afirmando não reconhecer pré-acordo assinado pelo MEC em 2014, junto à confirmação de cortes da ordem de R$ 9 bilhões no orçamento do MEC, reforçou ainda mais o cenário de ataque à educação pública e a seus trabalhadores.

Neste sentido, acompanhando a mobilização em todo o país, os professores do CEFET/RJ continuarão em luta e avaliarão novamente a adesão à greve, tendo em vista a manutenção do indicativo e o cenário de deflagração da greve nacional do ANDES-SN.

IMG_4194

IMG_4173

IMG_4088

IMG_4096

IMG_4124

029

Momento de votação na AGE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s