Professores, reunidos em assembleia da ADCEFET-RJ, aprovam a realização de assembleias locais unificadas em todas as unidades do CEFET/RJ

Anexo-Circ038-15

As assembleias terão como objetivo o levantamento/atualização de pautas locais e reunirão servidores (técnico-administrativos, docentes e terceirizados) e estudantes em cada unidade do CEFET/RJ

Os(As) professores(as) do CEFET/RJ, reunidos(as) em assembleia de sua seção sindical, a ADCEFET-RJ, realizada em 24/03, aprovaram por unanimidade a realização de assembleias locais unificadas em cada unidade do CEFET/RJ.

Uma comissão de professores(as) escolhida na assembleia iniciará, a partir desta semana, em articulação com representantes de cada categoria nas unidades, a construção de um calendário de visitas e mobilização em cada uma das 8 unidades do CEFET/RJ, a saber: Maracanã, Maria da Graça, Nova Iguaçu, Petrópolis, Nova Friburgo, Itaguaí, Angra dos Reis e Valença.

A atualização das pautas locais foi definida no 34o Congresso do ANDES-SN, ocorrido em fevereiro de 2015, tendo como diretriz para o levantamento de reivindicações, além das questões de carreira, previdência e salário, o seguinte conjunto de eixos:

  1. Cargos/vagas;
  2. Infraestrutura e orçamento;
  3. Democracia;
  4. Outras situações que resultem em precarização ou ataques específicos.

As pautas locais serão reunidas e encaminhadas pela ADCEFET-RJ ao ANDES-SN para compor dossiê nacional com as pautas de todas as IFE, que será posteriormente enviado ao MEC dentro do processo de negociação.

Com esta decisão, a ADCEFET-RJ pretende também dar organicidade à representação sindical no CEFET/RJ, em um cenário de múltiplos campi e unidades. A médio e longo prazo, a partir desta experiência, pretende-se revisar o regimento da seção sindical, que data de uma época na qual o cenário da multicampia não existia.

Além disso, a realização das assembleias locais em um modelo unificado procura dar conta da construção da unidade na luta com as demais categorias, tal como aprovado como centralidade da luta do sindicato no 34o Congresso, bem como contribuir para a organização das categorias no CEFET/RJ.

Os(as) professores(as) do CEFET/RJ, assim, reconhecem que as demandas dos trabalhadores (professores(as), técnico-administrativos e terceirizados) e dos estudantes não estão dissociadas e que, portanto, a luta e a organização devem se dar de maneira conjunta e articulada.

Reunião do Setor das IFE do ANDES-SN para avaliar a mobilização e a construção da greve ocorrerá nos dias 28 e 29/03

No próximo final de semana, em Brasília/DF, ocorrerá reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (IFE) do ANDES-SN, para avaliar a mobilização e a construção da greve. Na assembleia da ADCEFET-RJ foi apontado por muitos presentes a necessidade de avançar na mobilização interna, na discussão das pautas gerais e no levantamento das pautas locais para que se possa pautar com maior clareza a construção de uma greve, que deverá ser forte para fazer frente aos graves ataques que os trabalhadores vêm sofrendo, incluindo os do setor da educação.

A assembleia aprovou também a realização de uma nova assembleia geral extraordinária para tratar exclusivamente das reformas da previdência, com destaque para possíveis (in)constitucionalidades no processo que as definiu e as repercussões da instituição de dispositivos tais como o FUNPRESP-EXE para os novos servidores.

A mobilização que já toma corpo no CEFET/RJ está inserida no calendário nacional de mobilização dos trabalhadores do serviço público federal. Em particular no dias 7, 8 e 9 de abril ocorrerá a Jornada Nacional de Luta dos SPF, com atos e paralisações por todo o país.

A NOSSA LUTA UNIFICOU! VAMOS À LUTA, ESTUDANTE, TRABALHADOR(A)!

POR EDUCAÇÃO PÚBLICA PARA TODOS(AS) OS(AS) BRASILEIROS(AS) E VALORIZAÇÃO DOS(AS) SERVIDORES(AS) PÚBLICOS(AS)!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s