Decisão sobre Regulamento de Capacitação Docente é adiada no CEPE: também serão criados critérios para a capacitação e o afastamento dos servidores técnico-administrativos

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão do CEFET/RJ (CEPE) discutiu em sua última sessão, ocorrida na 5a feira, 12/02, o Regulamento de Capacitação Docente, que definirá, dentre outras questões, os critérios para o afastamento de professores em capacitação, concessão de substitutos, etc.

A comissão do CEPE responsável pela minuta de Regulamento informou que foram enviadas contribuições de diversas unidades e colegiados da instituição e que faria uma nova proposta com base nelas, para deliberação pelo CEPE na sessão seguinte.

A diretoria da ADCEFET-RJ esteve presente na sessão, tendo convocado a categoria para ocupar o espaço com o objetivo de garantir os direitos dos professores no caso de deliberação. O presidente da seção sindical, prof. Alberto de Lima, após pedir a fala, destacou a importância de se ter adiado a deliberação e ampliado a discussão do texto, que se refletiu, segundo o dirigente, “na multiplicidade de propostas de modificação da minuta de regulamento, enviadas por professores de diversas unidades”.

Durante a discussão do ponto de pauta, foi encaminhado pelo presidente do conselho e Diretor-Geral do CEFET/RJ, prof. Carlos Henrique Figueiredo Alves, a proposta de que o regulamento definisse também critérios para a capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação do CEFET/RJ.

A diretoria da ADCEFET-RJ indicou ao conselho que concedesse aos companheiros técnico-administrativos, para se garantir a isonomia, a mesma metodologia que foi definida para os docentes, isto é, que após apresentada uma minuta de regulamento fosse estabelecido um prazo para que os diversos setores da instituição pudessem avaliá-la e enviar sugestões de modificação para futura deliberação pelo CEPE. O representante dos servidores técnico-administrativos encaminhou proposta na mesma linha da indicação da diretoria da ADCEFET-RJ, que foi acatada pelo conselho.

A comissão, que foi ampliada com a integração de conselheiros representantes dos servidores técnico-administrativos, apresentará nova minuta de regulamento de capacitação docente para deliberação final pelo CEPE em 19/03, quando será apresentada também a minuta de regulamento de capacitação dos TAEs. Esta última, por sua vez, será passível de avaliação pelos servidores técnico-administrativos e somente será objeto de deliberação na sessão seguinte, agendada para 28/05.

A diretoria da ADCEFET-RJ destaca que esta luta ainda não acabou, uma vez que ainda não foi publicada a nova minuta de Regulamento. Será necessário, portanto, manter a mobilização para que os princípios da contraproposta de regulamento da seção sindical sejam incorporados ao documento final.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s